Eclipse MicroProfile

Eclipse MicroProfile é uma iniciativa que visa otimizar o Java EE para a arquitetura de microsserviços. O objetivo do Eclipse Microprofile é definir um padrão de APIs do Java EE que sejam portáteis e rodem na runtime de qualquer fornecedor. As principais empresas que apoiam esse projeto são IBM, Red Hat, Tomitribe e Payara.

A motivação por trás do MicroProfile veio dos desenvolvedores Java que gostariam de utilizar tecnologias Java EE para criar microsserviços e estavam em busca de funcionalidades como Service Discovery, Health Checks, Circuit Breakers, etc. Além disso a comunidade Java EE também queria evitar a fragmentação, visto que estavam sendo adotadas diferentes formas de desenvolver microsserviços. Por causa disso, e no espírito de comunidade Open Source, eles decidiram colaborar e trabalhar juntos para criar essa iniciativa.

A versão 1.0 do Eclipse MicroProfile foi anunciada no evento JavaOne 2016, nessa ocasião foram apresentadas demos de diferentes fornecedores baseadas no projeto Microprofile Showcase Application. Os testes realizados não deveriam ser comparados diretamente, já que foram executados em diferentes máquinas e foram validados microserviços diferentes, mas serve a título de informação.

Fornecedor Microsserviço Tamanho do JAR em Mb Tempo de início em segundos
WebSphere Liberty Session Voting 35 7
WildFly Swarm Session 65 6
Payara Session Schedule 33 5
TomEE Speaker 35 3
KumuluzEE Session Schedule 11 2

Na prática, no final do seu desenvolvimento você tem um jar com um servidor embutido, parecido com Spring Boot, mas baseado em Java EE. Eclipse MicroProfile é para você? Se você está contente com Spring Boot ou outro framework, esquece isso. Mas caso sua empresa use Java EE e estejam migrando para microsserviços, esse é o caminho.

Mais informações:

Caso tenha dúvidas ou sugestões, utilize a caixa de comentários abaixo ou entre em contato pelo twitter em @john_owl