Como habilitar HTTPS no seu blog GitHub Pages

Esse procedimento serve para habilitar o TLS/SSL no seu blog, isso fará com que seu blog fique com aquele cadeado de segurança na barra de endereço dos navegadores. Por que isso é importante? A navegação entre o usuário e seu blog deve ser algo privado, e o protocolo de segurança serve para evitar ataques man-in-the-middle e eavesdropping. Além disso, o Google prioriza a indexação de sites servidos via HTTPS, e aparecer nos buscadores é muito importante para criadores de conteúdo.

Existem dois cenários possíveis:

Se você usa a extensão .github.io:

  1. Faça login no GitHub e acesse o projeto do seu blog.
  2. Clique na aba de configurações (Settings).
  3. Selecione a opção Enforce HTTPS.

Se você usa um domínio personalizado, como por exemplo blog.johnowl.com, existe uma opção gratuita que é usando o CloudFlare.

Crie sua conta gratuita no site https://www.cloudflare.com e siga as instruções de configuração. Você precisará trocar os servidores DNS configurados na empresa que você comprou seu domínio e aguardar até 72 horas para a propagação do DNS. Na rede wifi de casa ainda não está funcionando, mas no 4G eu já consigo acessar com HTTPS.

Assim que seu site for ativado no CloudFlare ele já pode ser acessado com segurança. Para forçar todas as requisções a usarem HTTPS, no site do CloudFlare, clique na opção “Crypto” e ligue a opção “Always use HTTPS”.

Caso tenha dúvidas ou sugestões, utilize a caixa de comentários abaixo ou entre em contato pelo twitter em @john_owl